I. SALVAÇÃO
Um novo começo
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”
2Coríntios 5:17
Uma nova criação. Um novo começo. Essa é a boa notícia para todos nós que um dia desejamos poder recomeçar!
No entanto, antes de podermos realmente apreciar esta boa notícia, precisamos entender exatamente porque precisamos nascer de novo.
Por que precisamos nos tornar uma nova criatura? Por que precisamos de salvação?
O problema: a separação por causa do nosso pecado
Existe um vácuo imensurável separando Deus do homem. A causa desta eterna separação entre Deus e o homem é o pecado.
Você já se sentiu longe de Deus? Todos nós alguma vez já nos sentimos. Sentir-se longe de Deus é muito comum.
Muitos que sentem esta vasta separação supõem que, se meditarem mais, aprenderem mais sobre religião ou apenas pisarem em um santuário religioso, eles estarão mais perto de Deus.
Porém, uma vez que a nossa separação de Deus não é física ou intelectual e que nem a meditação ou o conhecimento pode nos trazer para mais perto de Deus, o que causa a separação entre Deus e o homem?
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.”
Isaías 59:1-2
A separação entre Deus e o homem é uma separação moral. Deus é santo, o homem não. Deus é bom, o homem não. Deus é justo, o homem não.
Todos pecaram, portanto, todos estão eternamente separados de Deus. Todos vão sofrer as consequências do pecado, que é a morte eterna.
“pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,”
Romanos 3:23
“porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Romanos 6:23
A solução: Sacrifício de Deus e a Substituição
A justiça de Deus demanda um sacrifício pelo pecado do homem. Jesus Cristo torna-se sacrifício e paga a pena pelos nossos pecados na cruz.
Uma vez que Deus é santo e justo, Ele não poderia permitir que o pecado ficasse impune. Já que Ele é amor e também compaixão, Ele não quis que a humanidade fosse eternamente separada dEle.
A solução divina para o problema foi Jesus, o único filho de Deus, tornando-se o sacrifício pelo nosso pecado.
“Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.”
Hebreus 9:26
O que exatamente aconteceu na cruz? Através da Sua morte na cruz, Jesus tomou nosso lugar e a nossa punição. Ele trocou Sua retidão pelo nosso pecado. Ele tomou nossa maldição e nos deu Suas bênçãos.
Por causa da Sua vida sem pecado, Jesus foi o único que poderia pagar o preço pelo pecado do homem e preencher a lacuna entre Deus e o homem.
“Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”
2Coríntios 5:21
“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),”
Gálatas 3:13
O Resultado: Nossa salvação e Reconciliação
Cristo morreu na cruz para que pudéssemos receber perdão pelos nossos pecados, ser reconciliados com Deus e ter vida eterna.
Todos nós pecamos contra a justiça e a santidade de Deus. A consequência do nosso pecado é a eterna separação de Deus no inferno. Deus é justo e deve punir o pecado.
Ele também é amor e não nos quer no inferno. Portanto, Ele enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para pagar a consequência do nosso pecado morrendo na cruz.
Por causa de Sua vida sem pecado, a morte não pode conter Jesus. Ele ressuscitou da morte no terceiro dia. Em Cristo, nós experimentamos perdão pelos nossos pecados e vida eterna.
NEle somos restaurados à correta posição diante de Deus e ganhamos uma nova vida como Seus filhos.
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 3:16
“no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,”
Efésios 1:7
“Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.”
Efésios 2:13
A Resposta: Receba o presente de Deus pela fé
Recebemos salvação quando nós paramos de confiar em nós mesmos e colocamos nossa confiança naquilo que Cristo fez por nós.
Nossa salvação é resultado da graça de Deus. É baseada naquilo que Cristo fez por nós na cruz. Não tem nada a ver com o que fazemos para Ele.
Não podemos salvar a nós mesmos ou comprar a aprovação de Deus através das nossas boas obras. Somos salvos por Sua graça quando reconhecemos que precisamos de um Salvador, abandonamos o pecado, e recebemos Jesus Cristo como Senhor e Salvador, depositando toda a nossa confiança somente nEle para salvação.
“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”
Romanos 10:9
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
Efésios 2:8-9
Aplicação prática
Você já parou de confiar em si mesmo para a sua salvação e passou a confiar somente em Cristo?Você se afastou de todo pecado conhecido?Você confessou Jesus como Senhor e Rei da sua vida?Você deseja segui-lo e obedecê-lo pelo resto de sua vida?
Ore por Salvação
Pai Eterno, eu reconheço que a separação entre nós é por causa do meu pecado.
Eu confesso que pequei e estou distante da Sua glória. Obrigado por enviar seu Filho Jesus para pagar o preço pelo meu pecado.
Eu acredito que Ele morreu na cruz por mim. Eu acredito que o Senhor o ressuscitou da morte. Eu sinto muito pelos meus pecados e peço que me perdoe e me limpe.
Eu quero abandonar tudo aquilo que a Bíblia chama de pecado e receber Jesus como meu Senhor, Salvador e Rei. Me ajude a te amar, servir e obedecer pelo resto da minha vida. Em nome de Jesus… Amém.
Nova vida
Se você fez essa oração com sinceridade, a Bíblia promete que o passado ficou para trás e tudo se fez novo!
As próximas seis lições irão te apresentar as novas coisas que virão!