icon__search

VI. IGREJA

Novos relacionamentos


Respondendo, Simão Pedro disse: — O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Então Jesus lhe afirmou: — Bem-aventurado é você, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que revelaram isso a você, mas meu Pai, que está nos céus.

Também eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Mateus 16:16-18


Por meio da revelação do Espírito Santo, Pedro confessou a verdadeira identidade de Jesus, o Filho do Deus vivo. Jesus disse que essa verdade seria a pedra de fundação na qual a Sua Igreja seria edificada.


Ele também descreve o tipo de Igreja que construiria, uma Igreja vitoriosa que iria triunfar sobre o reino das trevas. Jesus e Paulo costumavam usar a palavra “igreja” para se referir ao povo de Deus. A Igreja nunca foi referida como um edifício ou templo religioso. Em seguida estão quatro benefícios em ser parte de uma igreja local.


Amizade

Amigos reais. Todos nós precisamos deles. Poucos os encontram. O melhor lugar para procurar por amigos de verdade é na igreja, o povo de Deus.


Amigos verdadeiros são aqueles que querem sempre o nosso melhor. Eles permanecem conosco em momentos fáceis e difíceis. Amigos reais nunca nos afastam de Deus, ao contrário, eles nos influenciam a estar mais perto dEle.


O amigo ama em todo tempo, e na angústia nasce o irmão.

Provérbios 17:17


Quem tem muitos amigos pode cair em desgraça; mas há amigo mais chegado que um irmão.

Provérbios 18:24


Comunhão

Se um pedaço de brasa é removida do fogo ela se esfriará. Se é colocada de volta no meio de um pilar de brasas ardentes, voltará a queimar de novo. O mesmo é verdade para os cristãos.


Se um cristão é removido da comunhão com outros cristãos ardentes, ele se esfriará espiritualmente. Se um cristão permanecer em comunhão com outros irmãos, continuará queimando por Deus.


E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações...

Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.

Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.

Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,

Atos 2:42,44-46


Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. Pois que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão existe entre a luz e as trevas?

2 Coríntios 6:14


Adoração

Deus está procurando por adoradores sinceros. Adoração é simplesmente a expressão do nosso amor, devoção e comprometimento com Deus.


Mas vem a hora — e já chegou — em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores.

Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

João 4:23,24


Discipulado

O último comando que Jesus deu a seus seguidores antes de subir aos céus foi: vão e façam discípulos, batizando-os, e ensinando-os como obedecer a Palavra de Deus.


Portanto, devemos primeiro ser discípulos ou seguidores de Jesus, e depois ensinar outros a segui-lo.


Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,

ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.

Mateus 28:19,20


E o que você ouviu de mim na presença de muitas testemunhas, isso mesmo transmita a homens fiéis, idôneos para instruir a outros.

2 Timóteo 2:2


Aplicação prática

Você está sendo discipulado seja individualmente ou em um grupo pequeno?Você está fazendo discípulos? Quem você está ensinando a obedecer a Palavra de Deus?Você é um membro ativo de uma igreja local?Cite o nome de três cristãos que você pode ligar para pedir ajuda no caso de uma emergência espiritual.