IV. BATISMO
Uma vida nova
Pedro respondeu: — Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo.
Porque a promessa é para vocês e para os seus filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar.
Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: — Salvem-se desta geração perversa.
Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
Atos 2:38-41
Quando a multidão perguntou a Pedro o que deveriam fazer em resposta àquele sermão, ele deu a eles três respostas: arrependam-se, sejam batizados, e recebam o dom do Espírito Santo.
Milhares corresponderam e foram inseridos à comunidade de crentes. O padrão bíblico é que qualquer um que for batizado também seja inserido.
Espera-se que todo discípulo batizado torne-se um membro de uma comunidade local de cristãos.
Batismo nas águas
No batismo nas águas reconhecemos publicamente o que Cristo fez por nós na cruz. Não é um meio para salvação, mas é sim um ato de fé e obediência após crer no evangelho e voltar-se para Deus.
A bíblia apresenta inúmeras ilustrações que nos ajudam a entender o batismo nas águas. Uma delas é o sepultamento e a ressurreição.
Paulo compara o batismo cristão com um sepultamento. Para alguém ser sepultado, antes precisa morrer. Da mesma maneira, o batismo nas águas significa a morte para o pecado.
Depois de sermos sepultados no batismo, somos erguidos para viver uma nova vida.
Que diremos, então? Continuaremos no pecado, para que a graça aumente ainda mais?
De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós, que já morremos para ele?
Ou será que vocês ignoram que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida.
Romanos 6:1-4
Nós vemos então que o batismo mostra a velha vida ficando para trás e uma nova vida emergindo em obediência a Cristo.
O batismo do Espírito Santo
É impossível viver uma vida cristã sem o poder e a presença do Espírito Santo. Jesus prometeu que o Espírito Santo iria vir para nos guiar em toda a verdade.
Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês.
Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer.
João 16:7,13
O Espírito Santo nos dá poder para sermos testemunhas efetivas. Uma testemunha que não só fala a verdade, mas que vive a verdade. Como Suas testemunhas, o Espírito Santo nos ajuda a fazer algo que não conseguiríamos fazer sozinhos - Corajosamente proclamar e viver a verdade de Deus.
Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.
Atos 1:8
Como receber o Batismo do Espírito Santo
O batismo do Espírito Santo é um dom prometido a todo aquele que crer, não apenas para os que estavam presentes durante o Pentecoste. No sermão de Pedro ele nos diz como podemos receber o dom do Espírito Santo.
Pedro respondeu: — Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo.
Porque a promessa é para vocês e para os seus filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar.
Atos 2:38,39
Para receber o batismo do Espírito Santo nós devemos pedir, e pedir com fé.
Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!
Lucas 11:13
Muitos discípulos no Novo Testamento receberam o batismo do Espírito Santo pela imposição de mãos.
Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
Atos 8:17
Dons espirituais
O batismo do Espírito Santo é acompanhado pela manifestação de dons espirituais. Nos relatos bíblicos do batismo no Espírito Santo, o dom espiritual mais frequentemente manifesto é o dom de línguas.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
Atos 2:4
E, quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo veio sobre eles, e tanto falavam em línguas como profetizavam.
Atos 19:6
Empoderados para ser uma testemunha
Jesus prometeu nos encher com o Espírito Santo, e assim podemos ser testemunhas eficazes. O Espírito Santo nos dá poder para proclamar o evangelho aonde quer que formos.
Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.
Atos 1:8
Aplicação pessoal:
Você já se arrependeu de seus pecados?Você colocou sua confiança somente em Cristo para a sua salvação?Depois de ter se arrependido de seus pecados, você foi batizado? Gostaria de ser batizado nas águas?Você recebeu o batismo do Espírito Santo? Gostaria de ter alguém orando por você para que o receba?