Uma nova direção
“Pedro respondeu: — Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo.”
Atos 2:38
Dirigir um carro na direção contrária em uma via de mão única é insano e arriscado. Alguns o fazem por ignorância, outros por rebeldia. Há um paralelo espiritual para isso.
Seja por ignorância ou por rebeldia, todos nós estamos em uma via perigosa de mão única que vai acabar nos levando a uma separação eterna de Deus.
Enquanto não damos a volta (nos arrependemos) e começamos a seguir a Cristo, todo passo que dermos será um passo na direção errada, um passo para longe de Deus.
Arrependimento, tristeza e fruto
O arrependimento genuíno começa quando realmente sentimos pelo nosso pecado. Esta tristeza que vem de Deus não busca justificativas, ela toma para si toda a responsabilidade e nunca coloca a culpa nas pessoas, na sociedade ou nas circunstâncias.
Ela reconhece que o nosso pecado é primeiramente contra Deus. A tristeza que vem de Deus produz arrependimento e mudança de vida.
“Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.”
2Coríntios 7:10
“Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Eu disse: “Confessarei ao Senhor as minhas transgressões”; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.”
Salmos 32:5
Por outro lado, a tristeza que vem do mundo apenas produz desculpas. Enquanto a tristeza que vem de Deus é ter um coração quebrantado quando percebemos que ofendemos um Deus santo, a tristeza segundo o mundo é um remorso porque fomos pegos ou por termos de sofrer as consequências do pecado.
A diferença definitiva entre a tristeza segundo Deus e a tristeza segundo o mundo é o fruto. A tristeza segundo o mundo nunca produz fruto de mudança de vida, somente produz morte espiritual.
“mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judeia, e também aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.”
Atos 26:20
“Produzam fruto digno de arrependimento!”
Mateus 3:8
Arrependimento e perdão
A parábola do filho pródigo em Lucas 15:11-24 é um lindo retrato do verdadeiro arrependimento. O filho rebelde caiu em si, deu as costas à insensatez, e retornou para seu pai. Foi uma mudança de 180 graus, abandonando sua vida de pecado e rebeldia.
Seu pai perdoou suas ofensas e o recebeu de volta. Da mesma forma, nosso Pai celestial é fiel para nos perdoar quando voltamos para ele e arrependemo-nos dos nossos pecados.
Portanto, arrependam-se e se convertam, para que sejam cancelados os seus pecados,
a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que ele envie o Cristo, que já foi designado para vocês, a saber, Jesus,
Atos 3:19,20
Já aconteceu de você ter uma mancha na camisa que não conseguia limpar? Imagina um removedor de manchas capaz de, não apenas limpar, mas que faria aquela camisa novinha de novo!
É isto que acontece quando nos arrependemos e recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador. Ele não apenas limpa a mancha pecaminosa de culpa e vergonha em nossos corações, Ele nos dá um coração novo.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
A importância de perdoar outros
Assim como recebemos perdão de Deus, somos ordenados por Ele a perdoar àqueles que pecaram contra nós.
Então Pedro, aproximando-se, perguntou a Jesus: — Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?
Jesus respondeu: — Não digo a você que perdoe até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
Mateus 18:21,22
Mas se recusamos a perdoar, a Bíblia diz que estamos contaminados por uma raiz de amargura, o que nos causará transtornos.
Cuidem para que ninguém fique afastado da graça de Deus, e que nenhuma raiz de amargura, brotando, cause perturbação, e, por meio dela, muitos sejam contaminados.
Hebreus 12:15
Sem remorso
Arrependimento é abandonar o pecado e voltar-se para Deus. Significa que paramos de confiar em nossas próprias obras e atividades religiosas e começamos a confiar em Cristo apenas.
Estávamos indo na direção errada, agora, estamos indo na direção correta. Estávamos correndo de Deus, agora estamos caminhando com Ele.
Arrependimento é o ponto inicial de uma nova vida. Arrependimento nos retira da esteira de uma vida egoísta, na qual você caminha mas continua no mesmo lugar, e nos coloca na trajetória rápida do glorioso propósito de Deus para nossas vidas.
Voltar-se para Deus significa não olhar para trás, não se lamentar.
Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar…
2 Coríntios 7:10
Aplicação pessoal
A sua vida está indo em uma nova direção?
Você está lutando com áreas de pecados em sua vida?
Há áreas de intensa tentação ou constante fraqueza que você precisa de oração?
Há algum pecado que você abandonou, mas ainda se sente condenado?