Novas Disciplinas
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
Atos 2:42
O que fez a igreja primitiva vibrante e saudável foi a sua devoção a Deus. Devido à devoção que tinham em crescer no relacionamento com Deus, eles desenvolveram disciplinas que expressavam essa devoção. Duas dessas disciplinas são ler a bíblia e orar.
Palavra
Mais do que apenas uma coleção aleatória de histórias, poemas e letras, a Bíblia é a inspiração da Palavra de Deus escrita. Devemos seguir o exemplo de Jó que considerou a Palavra de Deus mais valiosa do que o alimento.
Do mandamento dos seus lábios nunca me afastei; escondi no meu íntimo as palavras da sua boca."
Jó 23:12
Antes de nos voltarmos a Cristo vivíamos segundo o padrão do mundo. Agora aceitamos a Bíblia como autoridade final para o que cremos e como devemos viver.
A Palavra de Deus é o irrevogável e absoluto padrão para todas as áreas da vida.
A medida do nosso progresso espiritual não é o quanto sabemos da Bíblia, mas o quanto a obedecemos. Aqueles que constantemente aprendem, mas falham em obedecer, acabam enganando a si mesmos.
Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos.
Tiago 1:22
A Bíblia é a nossa chave para o crescimento espiritual. É também o meio pelo qual resistimos à tentação, nos tornamos bem sucedidos e podemos conhecer a vontade de Deus para nossas vidas.
Como crianças recém-nascidas, desejem o genuíno leite espiritual, para que, por ele, lhes seja dado crescimento para a salvação,
se é que vocês já têm a experiência de que o Senhor é bondoso.
1 Pedro 2:2,3
De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.
De todo o coração te busquei; não deixes que eu me desvie dos teus mandamentos.
Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.
Salmos 119:9-11
Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido.
Josué 1:8
E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2
Oração
Cristianismo é mais do que apenas uma religião. É mais do que tudo, um relacionamento com Deus. E a base de qualquer relacionamento saudável é a comunicação.
Quanto melhor a comunicação, melhor será o relacionamento. Deus fala conosco de várias maneiras, mas primordialmente através da Sua Palavra, a Bíblia.
Nós falamos com Ele através da oração. Aprendemos a ouvir a voz de Deus em nossas vidas quando lemos a Sua Palavra. Ele nos escuta quando oramos. Nós respondemos à Sua palavra com ações. E Ele também responde às nossas orações com ações.
Jesus é o melhor exemplo de oração. Observando Sua vida pessoal de oração podemos aprender como ter um tempo de conexão íntima com o Pai.
Jesus estava orando em certo lugar e, quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: — Senhor, ensine-nos a orar como também João ensinou os discípulos dele.
Lucas 11:1
Jesus nos disse para não orar como os hipócritas e aqueles que não conhecem a Deus.
E, quando orarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa.
Mas, ao orar, entre no seu quarto e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.
E, orando, não usem vãs repetições, como os gentios; porque eles pensam que por muito falar serão ouvidos.
Não sejam, portanto, como eles; porque o Pai de vocês sabe o que vocês precisam, antes mesmo de lhe pedirem.
Mateus 6:5-8
Jesus nos disse para orar para o Pai, não para mãe, santos ou anjos. Devemos orar por meio de Jesus, porque Ele é o único caminho para o Pai.
Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus…
1 Timóteo 2:5
Jesus respondeu: — Eu sou o caminho,a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14:6
Jesus ensinou Seus discípulos a orar para que a vontade de Deus seja feita e por provisão, perdão, vitória sobre as tentações, e por proteção contra os esquemas do diabo.
Portanto, orem assim: "Pai nosso,que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
o pão nosso de cada dia nos dá hoje;
e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores;
e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!"
Mateus 6:9-13
À medida que lemos, obedecemos a Palavra, oramos e confiamos em Deus com as nossas vidas, não devemos esquecer que Deus realmente responde às orações. Quanto mais específica as suas orações, mais específica será sua resposta. O segredo é orar de acordo com a vontade dEle. Conhecemos a Sua vontade experimentando a Sua Palavra. Assim, à medida que oramos de acordo com a Sua Palavra, nós sabemos que Ele irá responder.
E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.
1 João 5:14,15
Aplicação prática
Você tem um tempo e lugar estabelecido para ler a Bíblia e estudar diariamente?
Você está envolvido em um grupo de discipulado?
Você perdoou todos que pecaram contra você?
Inicie orando pelo seu pão de cada dia.