Salmos 2
RESUMO
Deus é amor, e por conta disso você pode entender os acontecimentos do fim dos tempos como expressão desse amor e desse zelo. Embora o fim dos tempos envolva justiça divina, não é somente sobre Jesus vir estabelecer o reino dEle, é sobre um Deus que amou e sentiu saudades imensas de estar com sua criação em plenitude.
1 – DEUS NÃO TEM INIMIGOS
Jesus já foi rejeitado, será novamente rejeitado, porque a moral e os planos dEle irá ofender os governantes. Em salmos 2, mostra que Deus ri, Ele não se sente ameaçado, ele não fica inquieto sem saber o que fazer porque os governantes se voltam contra Ele. Não é uma guerra, Deus não tem um adversário a altura.
2 – A DECLARAÇÃO DO PAI E O DESEJO DO FILHO
“Pede-me e eu lhe darei as nações por herança” O pai entrega as nações ao filho porque Ele é o único digno. Apesar da rebeldia das nações, Jesus ainda deseja elas. O coração de Jesus permanece apaixonado e zeloso por elas, e é desse zelo que flui o furor de aniquilar tudo o que impede a restauração e união eterna sua com Ele. A motivação dEle é um desejo estar unido com você e não um desejo por poder.
3 – A PAIXÃO ATRAVÉS DA ESPERA
Cada dia que Ele espera é um dia que Ele estende de misericórdia para aqueles que ainda não entenderam e não o receberam. Ele deseja ardentemente voltar, e esta negando este desejo para que mais pessoas sejam alcançadas.
4 – O SEU PAPEL
É ser um mensageiro, não com raiva ou ameaçando, mas demonstrando o amor que Deus demonstra através de todas essas coisas. Você é parte do plano de Deus para o fim dos tempos ao passo que se torna mensageiro dos seus planos, anunciando não só a vingança mas o seu desejo de derramar misericórdia e salvação.
REFLEXÃO
1) De que forma é comum ser arrogante ao transmitir a mensagem do fim dos tempos?
2) O furor de Deus é direcionado aquilo que te separa dEle. O que tem te separado dEle?
3) Nessa série de ministrações “Escatologia Essencial”, o que você aprendeu de novo? Teve algo que mudou sua visão a respeito?
O Glorioso Dia
November 21, 2021 • Victor Vieira
"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor."
1 Tessalonicenses 4:16,17
RESUMO
São eventos que acontecem simultaneamente e após a Grande Tribulação.
1 Ts 4.13-18 – os mortos ressuscitarão primeiro e depois os vivos serão arrebatados para o encontro com o Senhor nos ares.
Mt 24.29-31 – “... e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”
3 Pontos importantes:
Nos ares – Deus vem nas nuvens e todo olho O verá – Dt 32; Dn 7.
Jesus marcha por terra (do Sinai a Sião) – Dt 32; Sl 68; Is 63; Hc 3; Sl 110. Jesus vem como um guerreiro, sujo de sangue e esmaga a cabeça do inimigo.
Jesus é recebido como o Rei da Glória na cidade de Sião, pelo remanescente do povo de Israel – Mt 23.39; Sl 24.7-10.
Israel – Deus tem um plano para Israel no fim dos tempos
Anos 70 – destruição de Jerusalém
Ano 135 – Israel some do mapa, ocorre a dispersão do povo judeu.
Ano 1948 – Estabelecimento do Estado Judeu na terra onde Jesus havia falado que cumpriria a Sua promessa.
Ano de 1937 – A cidade de Jerusalém passa a ser liderada pelo povo de Israel.
Nós não somos o Israel de Deus, nós não substituímos o povo judeu no plano de Deus, nós fomos inseridos nesse plano. A salvação ocorre pela fé em Cristo sem acepção de pessoas.
Eleição do povo de Israel
O ponto de partida para a realização do plano de Deus. – Rm 9 (eleição), 10 (o que fazemos em relação a isso?) e 11 (conclusão da história – Deus não rejeitou o Seu povo).
Rm 11.15 – Nós, os gentios, fomos alcançados por causa do endurecimento do coração do povo de Israel.
REFLEXÃO
1. Para você, participar dos eventos do fim dos tempos será um privilégio?
2. Você se sente preparado para passar pela grande tribulação?
3. Considerando que Israel é o povo escolhido, você se sente menos amado por Deus?
O Reino Milenar
November 14, 2021 • Felipe Merotto
“E ao que vencer e guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações” Apocalipse 2:26
RESUMO
Existem diversos questionamentos que permeiam o livro de Apocalipse quanto aos acontecimentos do fim e sua ordem, eles podem ser respondidos a luz da Palavra mediante uma leitura diligente. Cronologia do fim: Grande tribulação, segunda vinda de Jesus e arrebatamento da igreja, reino milenar.
Milênio: Período em que Jesus governará abertamente, todas as esferas da sociedade serão restauradas a partir da perspectiva de Jesus.
1 - O milênio é literal? Sim, é um período de tempo literal inaugurado na segunda vinda de Jesus (Ap. 20:4 e 6)
2 - O que faremos durante o milênio? Julgar e reinar juntamente com Jesus, desempenhando funções de governo e liderança, trabalhando na expansão e implementação do Reino de Deus (Apocalipse 20:4-6)
3 - Como seremos no milênio? A melhor demonstração é a interação de Jesus com os discípulos durante os quarenta dias após a ressureição (Lucas 24:13-53)
4 - Como engajar em tudo que Deus vai fazer a partir de agora? Oração, adoração e realizando o que Deus confiou em suas mãos hoje com excelência. O milênio pode ser pensado como uma continuidade dos talentos e oportunidades que estão disponíveis atualmente
5 - Qual a finalidade do milênio? Unir o natural e o sobrenatural (Efésios 1:9-10)
6 - Quem estará no milênio? Os santos redimidos (aqueles que antes da segunda vinda entregaram suas vidas a Jesus), os pecadores condenados (não vão desfrutar mas serão julgados e alvos da condenação) e os sobreviventes da grande tribulação (não se renderam ao anticristo mas não são cristãos – alvo do discipulado e serviço como oportunidade de se converter reconhecendo Jesus como Messias através dos santos redimidos)
Grande tribulação: Momento mais terrível da história onde a plenitude do pecado e maldade se multiplicará, só um discípulo forjado em oração e adoração pode ser luz neste momento sendo atingido pelo ápice da maturidade e liberação de glória que será liberada.
1 - Quando começa a grande tribulação? Quando o anticristo exigir adoração para si dentro do templo em Jerusalém (2 Tessalonicenses 2:1-12)
2 - Como será a grande tribulação? Período mais violento e drástico da história (Mateus 24:21-22)
3 - A igreja vai estar presente na grande tribulação? Sim, a igreja se levantará como luz em meio às trevas. Pela misericórdia de Deus esse período será abreviado, caso contrário ninguém sobreviveria (Mateus 24:15)
4 - Qual o prazo? Três anos e meio (Apocalipse 11:2-3; 12:6; 13:5)
5 - Quem é o anticristo? Figura fundamental no fim dos tempos que formará alianças promovendo falsa paz (Daniel 9:27)
6 - Haverá salvação na grande tribulação? Sim, durante a grande tribulação muitas pessoas serão salvas e para que isso aconteça é necessário que cristãos estejam presentes (Daniel 12:10)
7 - Como acaba a grande tribulação? Jesus vem como Rei guerreiro esmagando toda maldade (Apocalipse 19:11-16)
Antes de tudo isso podemos esperar o panorama de Atos 2:17-21 acontecendo como expectativa para o fim dos tempos. O relato mostra a experiência da igreja com a maior demonstração de poder, amor, perseverança, avivamento e rendição em meio ao martírio, dificuldades individuais e coletivas sem perder a fé, quanto mais hostil era a realidade, mais a igreja orava e o poder de Deus se manifestava.
REFLEXÃO
1. Você se considera preparado para o período da grande tribulação? Como você prepara seu coração para dias difíceis?
2. Como você tem lidado com os dons e talentos que Deus te confiou hoje? Considera que o que você faz ou como faz será útil no reino milenar?
Fim dos Tempos
November 7, 2021 • Victor Vieira
RESUMO
Embora o livro de apocalipse tenha um bicho de sete cabeças, não é um “bicho de sete cabeças“, e está disponível para pessoas normais, assim como você. Não é somente para grandes teólogos ou para pessoas muito dedicadas as escrituras. O estudo do fim dos tempos é para você entrar na narrativa do plano de Deus e conhecer o coração de Jesus.
O LIVRO DE APOCALIPSE ESTÁ DIVIDIDO EM 4 SESSÕES
1ª APRESENTAÇÃO DO LIVRO (Cap: 1)
É o chamado de Jesus para João, para que ele fale sobre o fim. A ênfase desse capítulo são as
descrições de Jesus, tudo nessa sessão gira em torno do quão majestoso Ele é.
2ª AS CARTAS ÁS SETE IGREJAS, JESUS PASTOREANDO A SUA IGREJA (Cap: 2 e 3)
Jesus manda uma mensagem para os líderes apostólicos das igrejas da Ásia menor, para cada uma a mensagem é diferente, contendo um elogio uma repreensão um desafio e uma promessa. Um elogio pela forma como eles estão acertando; uma repreensão por aquilo que eles estão errando; um desafio que é, se eles vencerem aquele pecado, terão benefícios.
3ª O AMBIENTE DO TRONO (Cap: 4 e 5 )
O ambiente do trono e a visão de João são importantes para o desdobramento do livro, porque ele fala sobre a beleza, glória e poder especialmente no capitulo 4, e no capitulo 5, uma grande explosão de adoração em três canções diferentes que exaltam a dignidade de Jesus e a sua capacidade de liderar a história. Jesus é o escolhido de Deus para nos transicionar do ponto onde estamos para o lugar onde sempre desejamos chegar.
4ª OS EVENTOS CRONOLÓGICOS DO APOCALIPSE (Cap: 6 ao 22)
Os sete selos, sete taças e sete trombetas da ira de Deus ainda está para acontecer, eles começam com a grande tribulação. Os eventos descritos nessa parte são sequenciais e também consequentes, ou seja, o o sete vem sempre depois do seis e é sempre liberado por algo que aconteceu anteriormente.
Normalmente pessoas ajustam a sua opinião simplesmente por elas terem lido o texto por si só. É muito importante que você olhe para o texto e o leia da forma como ele é, bruto e selvagem, mas cheio da vontade e sabedoria de Deus para concluir o seu plano.
REFLEXÃO
1. Por que estudar o fim dos tempos?
2. Qual é a sua experiência com a temática do fim dos tempos?
3. Dentro do livro de Apocalipse o que mais mexe com você?